Atitude – Princípio de Domínio Próprio

0
489

“Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.” Mateus 5:8

Por John Schrock – Homem de Negócios.

Sublinhe os conceitos importantes
encontrados neste princípio.

Atitude. O dicionário a define como postura, atitude mental, ou a disposição de uma pessoa. Escutamos bastante sobre a atitude mental positiva. A atitude é a disposição das pessoas, e pode ser boa ou má. Quando conhecemos a alguém podemos determinar facilmente seu estado mental por sua atitude. A conotação acima mencionada “Felizes os que têm o coração puro,” está indicando que são mais felizes as pessoas que estão no estado de ânimo adequado, prudente, estável, razoável e positivo. O resultado final disso: “Verão a Deus”. Mas como chegamos a esse estado de atitude mental positiva ou ao estado de ânimo adequado?

Primeiro: devemos ter responsabilidade e tomar o controle da nossa mente. Devemos discipliná-la e alimentá-la baseado numa dieta saudável de alimento para a mente (o que vemos, ouvimos, fazemos e pensamos). Devemos desenvolvê-la dentro de um código ou crenças predeterminadas de acordo ao que queremos que ela se converta. A mente é parecida ao músculo, que se desenvolve fazendo exercício. Pode ser treinada e disciplinada para funcionar de acordo a nossa vontade

Segundo: devemos escolher nosso destino; isso é, devemos escolher nos tornar algo, como por exemplo, pessoas positivas, felizes e bem sucedidas. A mente não pode ser positiva sem instrução ou sem uma apropriada estrada para correr. Se concentrará em algo; se não lhe damos direção irá pelo caminho que lhe ofereça menor resistência. Para sermos bem sucedidos, precisamos de uma meta. Para sermos positivos precisamos estar enfocados no “eu posso” e “o farei”, enquanto estamos em nossa missão de nos conectar com nosso destino já estabelecido.

Terceiro: devemos olhar além do presente. No caminho de conseguir a felicidade ou o êxito, nos encontraremos com diversas situações. Dentro de cada situação devemos ver o futuro, o que nos levará um passo mais perto do nosso objetivo. Isso nos traz esperança, e esta nos estimula e nos motiva nas ações, para superar as situações. Quando temos pensamentos desalentadores, devemos nos concentrar em nosso objetivo e nas recompensas que virão ao alcançá-lo.

Quarto: devemos ter um embasamento adequado. Uma coisa é crer, mas outra coisa é ter o direito de crer. Uma coisa é ser positivo, mas outra é crer numa mentira. Com cada objetivo deve existir uma razão correta; com cada sonho, deve existir um propósito correto; e para o êxito devem existir princípios adequados. O êxito está cercado por problemas. Para obter a medalha de ouro precisamos resolvê-los. Para isso, precisamos de coragem e persistência. Como conseqüência, obter a medalha de ouro é uma experiência de aprendizagem. No final, o que aprendemos para obter a medalha é mais valioso que o ouro dela.

Como diz o Senhor, “Felizes os de coração puro (adequado estado de ânimo),” porque eles verão a Deus, ou obterão a medalha de ouro. E felizes são as pessoas que desenvolveram o estado de ânimo adequado, porque verão a Deus, ou o descobrirão em cada situação ou problema. Uma vez que alcancemos esse estado de ânimo, nossa atitude será positiva, pois não temeremos os problemas ao saber o que está por detrás deles. É como o que busca um tesouro, sempre está olhando além das situações que se apresentam. De fato, podemos nos converter em pessoas perigosamente positivas, quando nos tornamos tão intrépidos que fazemos coisas estúpidas porque nos desconectamos da realidade.

Uma atitude positiva nos dará um futuro grandioso. Uma atitude negativa nos manterá perto do presente, com muito pouco progresso. Ambas causam certa quantidade de estresse. As pessoas negativas se preocupam e temem, enquanto que as pessoas positivas se esforçam na conquista. Mas felizes os que têm um coração limpo, porque verão a Deus em tudo e serão abençoados por ele com prosperidade.

Este princípio é parte do programa de desenvolvimento de Caráter em um ano: Fundamentos para o Êxito.

DEIXE UMA RESPOSTA