Crítica – Principio de Liderança

0
395

“Aquele que aceita a repreensão justa, andará na companhia dos sábios.”  Provérbios 15:31

“Eu a odeio!” é a resposta mais comum à palavra crítica. O dicionário define a crítica como o ato de analisar ou fazer julgamentos. Pode parecer muito estranho, mas podemos beneficiar nossos negócios e nossas vidas pessoais ao receber críticas. Os benefícios da crítica variam:

1 tornar-se sábio: aprendemos das coisas boas e más;

2 Adquirir uma perspectiva poderosa: porque entendemos o valor da crítica;

3 Adquirir bom juízo: porque buscamos a verdade. O valor que outorgamos à verdade sempre deve ser maior que o sentimento que tenhamos em relação à pessoa que a revela.

Como todos, queremos crescer e experimentar a boa vida, então é melhor que estejamos preparados para escutar críticas. Primeiro devemos diferenciar o caminho humanístico e o caminho da crítica de Deus. Uma popular teoria sobre a atitude mental positiva diz que não existe crítica construtiva. Afirma que toda crítica é uma aproximação negativa. Mas o provérbio anterior implica que existe uma maneira na qual a crítica pode ser proveitosa. Dizer que a crítica é ruim é o mesmo que dizer que não podemos corrigir o que está mal; isso não é sentido comum.

A raiz da palavra críticismo é “critico”. Ninguém gosta de ser criticado, mas Salomão nos convida a tirar proveito da crítica. Um crítico é alguém que critica e faz acusações. O que ele diz pode ser verdade, logo devemos estar sempre abertos a receber pois pode ser justamente o que estávamos precisando. Um crítico é usualmente rotulado como um “busca defeitos” com uma atitude desagradável. Na maioria dos casos não ouviremos o que ele diz. Alguns sentem a crítica como um coice de mula; mas você deve considerar a causa. De qualquer forma, devemos estar agradecidos, pelo menos, tiveram a coragem de dizer o que pensam sobre nós. Outros poderiam se sentir da mesma forma, mas nunca teriam o valor de nos confrontar, tirando de nós o privilégio de crescer.

Se aceitarmos a crítica, a aproveitaremos. A crítica pode não ser verdade, mas de novo: pode ser que seja! Por isso a importância de ouvi-la sem julgar de quem vem. Isso era o que Salomão tentava nos dizer. Ele disse que teríamos um lugar entre os homens sábios se aprendêssemos com as críticas.

Algumas críticas podem vir de pessoas “busca defeitos”, com uma atitude ruim, mas ainda assim devemos considerar cuidadosamente o que estão dizendo. Pode ser algo que precisamos ouvir e que nossos amigos não tenham coragem de nos dizer.

Então, quando a crítica vier, devemos analisar e nos perguntar se existe um princípio que estamos violando. Se a resposta for sim, não olhe para a pessoa que a fez e sim, para o princípio ou valor violado. Use o conteúdo da crítica para seu crescimento pessoal. Pense nesta verdade: “Aqueles que amam a tua lei têm muita paz, e não há nada que os faça cair”. (Salmo 119:165) Isso significa que se a tomamos de boa forma, as críticas não nos ofenderão, ao invés disso estaremos agradecidos e pensaremos sobre o assunto.

Alguém disse: Se quer saber como viver uma vida boa, pergunte a um crítico; pode ser que ele tenha boas instruções.

Fonte – La Red Business Network

DEIXE UMA RESPOSTA