Desenvolver Pessoas – Principio de Liderança

0
383

“O patrão que contrata qualquer tolo que lhe pede emprego acaba prejudicando a todos.” Provérbios 26:10

Desenvolver significa aumentar, acrescentar, aperfeiçoar, tornar gradualmente maior, ou melhor. Pode-se aplicar a qualquer ser ou coisa; por exemplo, as pessoas, as atitudes ou produtos. Considerando que a vida é um processo, todos estão dispostos a se desenvolver física, mental e espiritualmente. Não nascemos desenvolvidos, mas nascemos com o potencial para nos desenvolver. Então, por que preferir contratar pessoas sem experiência do que pessoas qualificadas? Muito simples, as pessoas
qualificadas, acreditam que sabem tudo, e dificilmente se adaptarão a uma organização. Suas habilidades podem ser boas, mas tem uma atitude prepotente sobre si ou suas habilidades; se converterão num problema. Isso nos diz que a vontade de uma pessoa, é mais valiosa que suas habilidades. O homem que tem vontade, poderá desenvolver seu potencial. Existem dois ambientes que influenciam no resultado da nossa vida:

1 O ambiente no qual nascemos e somos educados;

2 O ambiente que nós mesmos escolhemos para viver.

O primeiro ambiente não é nossa decisão. As mãos que nos alimentam, a disposição com que nos tratam e as coisas que nos ensinam terão muito a ver com o resultado da nossa vida. Por quê? Porque somos como a matéria-prima que pode ser moldada em quase qualquer forma. Os primeiros anos da nossa vida podem influenciar em grande parte nosso futuro, de acordo com os paradigmas que se desenvolveram em nós. Claro que podemos tomar decisões por nós mesmos mais adiante, mas ainda nesse momento se tomarão regidas e influenciadas pelos paradigmas do nosso passado.

O segundo ambiente, o que escolhemos, é ainda mais importante que o primeiro, porque nos fazemos responsáveis por nossas próprias decisões. Então se nosso primeiro ambiente foi bom, continuará ajudando-nos em nosso desenvolvimento; mas se foi negativo, distorcido ou nos criou dependência, temos a oportunidade de aceitá-lo ou de criar um novo. É como nascer de novo. O novo ambiente nos dará novos paradigmas e a oportunidade de desenvolver nosso potencial.

Devemos recordar a influência e o poder do ambiente. A mente ou o espírito do homem são como uma semente dentro da qual permanece o potencial de vida. Se a semente está num ambiente seco e frio, não produzirá não se desenvolverá; ficará inativa. Mas se pegamos a semente e a colocamos num ambiente morno e úmido, automaticamente crescerá, se desenvolverá e alcançará seu máximo potencial se o ambiente for o correto. Em nós, ocorre praticamente o mesmo, se o ambiente é adequado, cresceremos, amadureceremos e produziremos de acordo com nosso potencial. Este princípio funciona para nossa família, negócio ou qualquer organização. Sempre devemos considerar três coisas enquanto crescemos e nos desenvolvemos:

1 devemos viver de acordo com o que gostaríamos de ser;

2 devemos examinar o passado e ver se necessitamos de uma mudança de paradigmas para alcançar nossa visão;

3 devemos estudar os valores da vida para determinar quais criarão o ambiente adequado para conseguir nossos objetivos.

Nunca devemos pensar que já estamos velhos para repassar estas coisas. Entretanto, quanto mais tempo convivemos com um paradigma, é mais difícil quebrá-lo. Então, devemos aceitar que se queremos desenvolver nosso potencial; devemos sempre estar preparados para a mudança. Se vamos desenvolver nossos filhos, ou empregados, amigos, sociedade, devemos guiá- los a valores apropriados. Como pais, devemos tomar a responsabilidade de preparar nossos filhos para o futuro. Boa parte dele dependerá de nós. Como chefes, devemos desenvolver as pessoas, para que se ajustem às nossas organizações com seu futuro em mente. O resultado final dessa influência e desenvolvimento das pessoas é a criação de uma cultura dentro do ambiente em que vivemos. Sempre devemos recordar que desenvolvemos e criamos nossas próprias situações e nossos êxitos, da mesma forma em que desenvolvemos nossa gente.

Fonte – La Red Business Network

DEIXE UMA RESPOSTA