Fatos – Principio de Produtividade

0
338
Mercado cristão

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.” Provérbios 24:3-4.

Sei dos fatos! Que frase tão poderosa. Os fatos não deveriam ser ignorados, pois significam o estado das coisas tal como são, ou a realidade. Todos precisamos confiar em relatos honestos. Não podemos planejar efetivamente ou funcionar apropiadamente sem saber pelo menos alguns fatos. Ninguém, exceto nosso Pai do Céu, conhece toda informação. Ninguém jamais começou uma família, um negócio ou uma empresa, sabendo todos os fatos. Ainda assim, é importante que tenhamos a maior quantidade possível de dados antes de começar a planejar. Muitas presunções nos nossos planos nos farão falhar. Depois de ter acumulado suficientes fatos, temos o direito de chegar a certas conclusões. Devemos saber que virão mais fatos e teremos que estar prontos para fazer os ajustes necessários em nosso plano.

Algumas vezes confundimos a palavra verdade com fatos. Apesar dos fatos estarem baseados em certas verdades, podemos ter os fatos, mas não necessariamente teremos toda a verdade. Portanto, quando alguém nos apresentar fatos, necessitamos ser cuidadosos, pois estes podem não nos dar a verdade completa ou o filme completo. Algumas vezes, os vendedores nos fazem concentrar em certos fatos sobre o produto para vender, e mais tarde nos sentimos insatisfeitos pelo valor pago pelo produto. Certos dados podem ser usados para nos enganar. A verdade é o acúmulo de todos os fatos no lugar de certos dados. Os dados nunca podem ser ignorados, pois nos levam à verdade.

O provérbio mencionado acima diz que, se nos mantemos em dia, em tudo, progredimos nossos negócios. Os fatos nos ajudarão a ter ”maravilhosos lucros”. Portanto, as folhas de estatísticas semanais são muito importantes em nosso negócio. Esses dados devem ser resumos das coisas que aconteceram, como: as vendas da semana, o custo da mão de obra e a eficiência da produção. Cada negócio ou casa deveria saber cada semana se está se desempenhando bem ou mal e que progresso está obtendo. As más notícias podem tornar-se boas, pois nos dão a oportunidade de mudar para melhor. Esses dados, bons ou ruins, devem estar visíveis, todos os dias, para nos confrontar, nos forçar a mudar e nos informar sobre a situação para podermos fazer ajustes. Se não contamos com os dados, podemos estar falhando, e não saberemos até que seja muito tarde para recuperar-se.

Nesse instante o mundo e a economia estão mudando. Ignorar esses dados e se recusar a fazer os ajustes necessários, que pode se tornar um desastre. A União Soviética ignorou os fatos e sua nação desmoronou. Outras nações também estão ignorando os fatos. Dívidas nacionais e externas enormes, economias mal dirigidas e deterioração moral, são fatos que não se podem ignorar sem um custo. Algumas dessas nações devem ter enfrentado esses fatos há trinta anos. O fracasso não acontece de um momento pra outro; vem de ignorar os fatos por um tempo. Há três coisas que levam ao desastre:

1 Ignorar os fatos

2 Não prestar atenção aos fatos

3 Um coração teimoso que se recusa a mudar

Se assegure de enfrentar os fatos. Eles estão para ajudá-lo e não para prejudicá-lo. Não seja como o homem que disse: “Eu já me decidi, então não me confunda com os fatos!”.

DEIXE UMA RESPOSTA