Planejamento Efetivo – Principio de Produtividade

0
358
Mercado cristão

“Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma”. Provérbios 24:3

Existem diferentes pontos de vista de como deveríamos ou não planejar nossas vidas. Alguns se apóiam na Escritura que diz: “Não te preocupes pelo dia de amanhã,” dando o significado errado de não planejar nada. Esse ponto de vista é mantido por muitos crentes. Outros pensam diferente. Mas devemos considerar que Jesus, quem pronunciou estas palavras veio ao mundo numa missão planejada, a qual foi designada por Deus, com metas e tempo limitado. Isso nos leva a crer quetambém podemos planejar nossas vidas. Minha crença pessoal é que devemos viver nossas vidas como se fôssemos morrer amanhã e planejá-la como se fôssemos viver cem anos. Poucas coisas são alcançadas sem uma visão do futuro e uma missão de como alcançá-la. Com um bom planejamento, 90% de nossa vida pode ser da forma que desejamos. Sem um plano, responderemos mal às situações quando se apresentarem. Se não temos um plano para nossas vidas, nos converteremos em parte do plano de outra pessoa.

O sábio planejamento nos salvará de muitos problemas em cada aspecto de nossa vida, fazendo dela mais ordenada e com mais significado. Para que nosso plano seja bem sucedido, deve ter três elementos:

1 Devemos ter uma visão (sonho)

2 Deve manifestar nossa missão (compromisso)

3 Devemos ter uma estratégia de como consegui-la

As pessoas devem ter uma visão para serem felizes, ela se converte em nossa missão e propósito. Então, nossa missão precisará de um plano com objetivos específicos. Uma das partes mais importantes da nossa vida é experimentar o êxito. Todos os bons planos tem metas a longo e a curto prazo, as quais tem um tempo determinado para ser cumprido. Desta forma, podemos medir nosso progresso e isso se converte no “plano de jogo”, com responsabilidades e regras a seguir. O plano se converte nas “regras do jogo”. Imagine jogar basquete sem o aro, ou baseball sem bases. Nunca poderíamos saber se estamos ganhando ou perdendo, ou saber se estamos nos desempenhando bem ou mal; não existe uma forma de medir nosso progresso se não houver planos emetas para o jogo. É difícil desfrutar de férias sem ter um plano sábio e realista para saber aonde iremos e quanto nos custará. O plano é o que causa a emoção. O plano nosmostrará como e quando chegar e o que faremos enquanto estivermos lá. Nossa vida inteira necessita ser planejada sabiamente. Isso faz que a vida seja interessante.

Se queremos ser bem sucedidos e ter a benção de Deus, nosso plano deve responder a essas quatro perguntas:

1-É possível?

2-Pode ser mantido depois de alcançado?

3-Que efeito terá em nossa família e amigos?

4-Em que tipo de pessoa me converterei quando obtiver o resultado final?

Nem tudo o que planejamos pode funcionar, mas pelo menos podemos nos avaliar de acordo com nosso plano e, se necessário, nos reajustarmos sabiamente.

Devemos ter certeza de que construímos (planejamos nossas vidas) um conjunto de valores que nos produzirá bom caráter enquanto estamos no processo de alcançá- lo, ou podemos nos tornar um fracasso em vez de um êxito.

Fonte – La Red Business Network

DEIXE UMA RESPOSTA